Abertas inscrições para workshop e espetáculo gratuito
Crédito: A. I Salto
A Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto promoverá nesta semana, na Sala Palma de Ouro, um workshop e um espetáculo, ambos gratuitos.
O workshop, que será realizado no dia 5 de maio, quinta-feira, das 19h às 22h, tem como objetivo informar os participantes sobre a linguagem do Teatro de Formas Animadas para que se possa saber diferenciar suas técnicas, bem como suas potencialidades expressivas.
Por meio de exercícios práticos e lúdicos, despertar a curiosidade, a apreciação e o fazer desta linguagem como mais uma possibilidade teatral. Na metodologia da oficina constam: parte teórica – a linguagem do Teatro de Formas Animadas e suas possibilidades expressivas no teatro contemporâneo; parte prática – consciência corporal (percepção das articulações e movimento do próprio corpo); condicionando o olhar (o princípio da máscara); improvisação de bonecos com materiais rápidos e alternativos (compreensão de que a linguagem não se fundamenta na materialidade e sim na qualidade técnica da manipulação, qualquer matéria pode ganhar vida). Inscrições deverão ser feitas na administração da Sala Palma de Ouro em horário comercial.
Já o espetáculo, intitulado como “Cabeça OCA”, subirá ao palco no dia 6 de maio, sexta-feira, às 20h. A montagem, destinada ao público adulto, é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Trata-se de um espetáculo híbrido, rico em plasticidade que, além de bonecos, utiliza-se de máscaras e vídeo. Por meio de poéticas visuais transita entre o real e o imaginário em cenas criadas independentemente, mas que dialogando entre si numa estética influenciada pelo surrealismo e outras vanguardas do século XX, nas quais, algumas das maiores adversidades nas relações humanas, tais como a opressão, violência, intolerância, preconceito e alienação são tratados de forma onírica e lúdica. Assim, o existencialismo é inevitável e, neste caso, se estabelece um paradoxo, pois, por meio de um boneco – objeto oco, busca-se resgatar justamente aquilo que o homem foi perdendo em sua existência – a essência. Este espetáculo faz parte das ações do PROAC – Governo do Estado de São Paulo, e tem apoio além da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de Salto e da STCA Produções.
Ingressos – A entrada do espetáculo é gratuita, porém os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo. Indicativo para maiores de 14 anos.