Faici se preocupa com o bem estar dos animais e respeito aos competiodres
Crédito: Imprensa Faici
A FAICI (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba) receberá competições nacionais de rodeio entre os dias 5 e 14 de agosto, em Indaiatuba (SP). Uma das principais características do rodeio da FAICI é o compromisso com o bem-estar dos animais e respeito aos competidores. “Temos muito cuidado e responsabilidade com tudo o que fazemos. A FAICI tem veterinários responsáveis e reconhecimento de associações nacionais”, considerou José Marques Barbosa, presidente da FAICI.
A preocupação da organização do evento vai desde o cumprimento da legislação sanitária, passando pela estrutura física do evento, conforto dos animais, responsabilidade sócio ambiental e reconhecimento dos atletas. De acordo com César Fabiano Vilela, médico veterinário da FAICI, a estrutura física é um fator de grande importância para evitar o estresse dos animais de rodeio e garantir conforto a eles. “A FAICI faz questão de contratar o que há de melhor no mercado. Uma boa estrutura garante a integridade física dos animais. Os equinos e bovinos não ficam no recinto da festa, mas acomodados em local próximo. O espaço em que ficam é devidamente dividido, para que cada um possa ocupar seu espaço, uma vez que a principal característica desses animais é a vivência em comunidades próprias. Os cavalos, por exemplo, possuem baias individuais, que são de nível olímpico”, ressaltou Vilela.
Outra novidade é que a FAICI estabeleceu uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck. “Os alunos passam por um período de estágio, para atividades de acompanhamento com aprendizado em manejo, controle sanitário, carga, descarga e nutrição dos animais. Tudo isso é muito importante para elevar o conhecimento dos alunos e temos visto a preocupação deles em acabar com a obsoleta ideia de que os animais são maltratados em rodeios. Aqui eles conferem in loco como é o cuidado e o preparo dos animais de competição”, explicou o veterinário.
Tamanha dedicação da organização da FAICI gerou o reconhecimento da Associação Brasileira dos Criadores de Touros de Rodeio (ABTR), que exige o cumprimento de normas técnicas, como equipamentos que serão utilizados na performance do animal, enfatizando as instalações, alimentação e transporte, visando às boas práticas zootécnicas e sanitárias. “A ABTR zela pelas qualidades técnicas e esportivas do rodeio. É bastante satisfatório tê-los conosco, agrega muito valor à FAICI”, afirmou Barbosa.
Além dos cuidados com os animais, é necessário o cuidado com os atletas. Assim se faz presente na FAICI a Associação de Campeões de Rodeio (ACR), que assegura aos competidores em touro condições ideais de trabalho e garante o mais completo bem-estar dos animais de pulo. A ACR trará para competir em Indaiatuba um dos maiores campeões de montaria do Brasil, Edvaldo Ferreira, primeiro bicampeão do Brahma Super Bull PBR (2011-2012).
A FAICI sediará ainda a Copa Panther Rozeta Cutiano, atualmente o único campeonato de rodeio em cavalos do Brasil. Grandes atletas estarão presentes em Indaiatuba, como Fabiano Conceição de Piracicaba (SP) que é o atual campeão da modalidade em Barretos (SP). Nomes como Pablo Bertolin de Mirassol (SP) e Espanhol de Bálsamo (SP), que já foram campeões de Barretos, também estarão na FAICI.
A festa receberá a final do 13º Campeonato da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT), reunindo 25 mulheres na decisão, sendo 20 delas na categoria Feminino e cinco na Mirim. A grande campeã ganhará um carro zero km, além de troféu, fivela e brindes dos patrocinadores. Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios.
 “A presença de todas essas associações na FAICI tem um valor muito grande. Nosso rodeio é reconhecido pelos bons tratos com os animais e pelo respeito com os atletas. O público da FAICI poderá conferir provas de alto nível”, ressaltou Barbosa.
Por fim, a FAICI promove ainda a 2ª Feira Nacional de Ovinos de Indaiatuba, que reunirá em exposição e campeonato animais das raças Dorper e Santa Inês, que serão avaliados em diversos quesitos, como padrão racial e morfologia.
Outra atração para a família é o Parque do Peãozinho, um espaço com exposição de animais inteiramente dedicado às crianças, que funcionará durante todos os dias de festa. O mix de opções da FAICI fica completo com o pavilhão de expositores, que oferecerá o melhor do comércio e da indústria da cidade e região.
Os ingressos e camarotes da FAICI estão à venda e com desconto para compras antecipadas. Mais informações através do site www.faici.com/ingressos
SHOWS
Dia 5 – Jorge & Mateus
Dia 6 – Pedro Paulo & Alex e Bruno di Marco & Cristiano
Dia 7 – Roby & Thiago, Villa Bagagge e Henrique & Diego
Dia 11 – Henrique & Juliano
Dia 12 – Luan Santana
Dia 13 – Fernando & Sorocaba
Dia 14 – Cezar & Paulinho