Biblioteca Rui Barbosa será contemplada com kit tecnológico para deficientes visuais
Crédito: Arquivo
A Biblioteca Rui Barbosa, vinculada a Fundação Pró-Memória, será contemplada com um kit contendo computador, amplificador automático, escâner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NDVA. O equipamento será recebido após a aprovação do projeto Biblioteca Mais Acessível apresentado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Apenas 62 bibliotecas de São Paulo foram contempladas com o kit do Governo do Estado. A entrega dos equipamentos e o treinamento dos funcionários deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.
O projeto Biblioteca Mais Acessível visa proporcionar aos deficientes visuais, o acesso a informação e a oportunidade de interagirem e se integrarem a comunidade como um todo, através de práticas cotidianas de leitura, com material em Braile, áudio livros e oficinas de formação dirigidas à esse público.
A Biblioteca Pública Rui Barbosa conta com um acervo de cerca de 200 títulos em Braile e cerca de 300 áudios livros, que são disponibilizados para empréstimo domiciliar. “Com a contemplação desse Kit será permitido a ampliação dos serviços oferecidos pela biblioteca”, comenta a bibliotecária responsável, Analma Queiroz Moura.
O projeto Biblioteca Mais Acessível pretende proporcionar ao município um espaço de convívio, formação de leitores braile e dispositivos facilitadores para o acesso dos deficientes visuais à informação, possibilitando a esse público não só o acesso a equipamentos facilitadores, mas disponibilizando um espaço de sociabilidade e troca de informações capazes de gerar uma inclusão de fato.