Programa 100% Saúde promoveu uma série de eventos
Crédito: Divulgação- SCS PMI
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu uma série de eventos para comemorar um ano de atividades do projeto 100% Saúde, desenvolvido em parceria com o Grupo Gesto e a Unicamp. O programa, totalmente gratuito e voltado para a promoção da saúde, reeducação alimentar e busca por melhor qualidade de vida, atendeu no período 846 participantes que, juntos, registraram uma eliminação de peso de 2.114,4 kg. A celebração começou no último dia 1º de julho à noite, com cerimônia na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, que contou com a presença do prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro (PTB), do secretário municipal de Saúde José Roberto Stefani, do vereador Túlio José Tomass do Couto, além dos profissionais do Grupo Gesto, a psicóloga Ada Riberti, a nutricionista Natália Amorim e o médico cirurgião Felipe Chaim. Na ocasião, o secretário José Roberto Stefani anunciou inclusive a conquista de mais uma Unidade Básica de Saúde para a cidade com recursos do Estado e que terá espaço para até quatro equipes de saúde, a ser instalada em local ainda a ser confirmado, conforme estudo de demanda. Os presentes também acompanharam os depoimentos de integrantes do grupo, alguns com mais de 30 quilos eliminados desde o início do projeto. Encerrando a noite, a Corporação Musical Villa Lobos apresentou o espetáculo “A Banda Cantada II”. No sábado, foram realizadas duas sessões gratuitas de cinema oferecidas pelo Topázio Cinemas exclusivamente ao 100% Saúde, com a exibição do filme “Como Eu Era Antes de Você”. Completando a programação especial, no domingo, no Parque Ecológico, o público pode cuidar da saúde com os serviços de aferição de pressão, teste glicêmico e massagem, seguidos de alongamento e caminhada.
“Gostaria de parabenizar a todos os integrantes do 100% Saúde por essa conquista, que representa mais saúde e mais qualidade de vida para todos”, disse no Ciaei o prefeito em exercício. “Vejo que é uma turma muito entusiasmada e com foco, fico muito feliz pelos resultados obtidos. Parabenizo também os profissionais da Secretaria de Saúde e o Grupo Gesto pelo excelente trabalho, que vem crescendo a cada mês”, completou.
“Faço questão de cumprimentar a todos os vitoriosos que chegaram ao 100% Saúde e estão tendo resultados em vários aspectos”, destacou Stefani durante a cerimônia no Ciaei. “Eu mesmo enfrentei este desafio, eliminei mais de 30 quilos e posso dizer que não é possível ter uma boa qualidade de vida com sobrepeso, com risco de doenças crônicas e os vários problemas que este quadro traz. A Organização Mundial da Saúde estima que teremos até 2025 mais de dois bilhões de obesos no mundo. No Brasil, estudos apontam que 50% da população está com sobrepeso e na pediatria, que é minha área, cerca de 15% das crianças estão nesta estatística. O projeto estimula a reeducação alimentar e traz informações essenciais nas palestras, conhecimentos que depois são transmitidos para toda a família, ajudando a mudar este comportamento. Agradeço também aos profissionais do Grupo Gesto e Unicamp, todos de altíssima qualidade, que se dispuseram a nos auxiliar nesta empreitada, e a todos os integrantes da Secretaria de Saúde”, finalizou.
“Este é um momento especial, em que comemoramos um ano de muito trabalho, lutas, conquistas e vitórias”, apontou o facilitador do 100% Saúde Ítalo Gomide no Ciaei. “Nossa atuação vem se expandindo a cada dia graças à confiança da Prefeitura Municipal em nosso projeto e ao apoio do Grupo Gesto, da Câmara Municipal, da Comissão de Doenças Crônicas do Conselho Municipal de Saúde e dos parceiros que garantem produtos e serviços com preços mais acessíveis a nossos integrantes, além de contribuir para nossos eventos, como Farmavida, Apiário Itaici, Jóia Produtos Naturais, Serve Saúde, RF Guimarães, Anhanguera, Topázio Cinemas, Secretarias de Educação e Cultura”, enumerou Gomide. “Quero também fazer um agradecimento especial à Secretaria de Esportes, que criou turmas de hidroginástica, musculação e ginástica especialmente para nossos participantes, o que é fundamental para proporcionar atividade física orientada ao grupo. Todo este suporte sem dúvida traz mais motivação e auxilia nossos integrantes em sua luta pela melhor qualidade de vida”, acrescentou.
SOBRE O PROJETO 100% SAÚDE
Realizado pela Secretaria de Saúde de Indaiatuba em parceria com o Grupo Gesto e a Unicamp, o projeto 100% Saúde é gratuito e aberto a toda a população. Seu objetivo é promover a saúde, reeducação alimentar e a busca por melhor qualidade de vida, através de um atendimento orientado por profissionais especializados em nutrição, psicologia e cirurgia. Sua metodologia alia recursos como um cardápio balanceado, palestras de temas relacionados a obesidade e suas consequências e esclarecimento de dúvidas, além do estímulo à prática de atividades físicas. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras a partir das 18h na Câmara Municipal e as inscrições são efetivadas sempre na primeira reunião do mês. Para participar, é necessário ter acima de 16 anos de idade e apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Informações (19) 3834-9116.