A loja Cada Qual é uma proposta de economia criativa
Crédito: Divulgação
A proposta de uma loja colaborativa é simples: boxes de diversos tamanhos que podem ser alugados por planos mensais permitindo a exposição de diferentes produtos e marcas em um único espaço.
Em tempos de crise, eis uma alternativa para a movimentação e ascensão da economia criativa. O expositor tem a possibilidade de escolher um box que atenda sua oferta de vendas por um preço que caiba no bolso.
Sem contar a isenção de burocracia, consumo de tempo e gastos extras. Além de dispensar o alto aluguel de um ponto comercial, não é necessário ter CNPJ e nem a contratação de vendedores e todo o acompanhamento de fluxo de caixa pode ser realizado à distância.
Com quatro anos de existência, a Cada Qual, por exemplo, é uma das pioneiras neste segmento no país. Inicialmente inaugurada em Pinheiros, a loja se instalou posteriormente na rua Augusta e hoje se encontra na Avenida Paulista, 1.015.
No espaço se reúnem mais de 100 boxes de diversos segmentos (moda infantil, feminina e masculina, acessórios e artigos de decoração e papelaria), de oito diferentes tamanhos e valores. O menor deles, de 25x60cm tem mensalidade de R$300 e o maior, de 195x60cm custa R$900 mensais.
O box pode ser personalizado de forma a manter a identidade visual da marca, bem como atrair a atenção dos clientes.
O contrato inicial é de três meses e, além do aluguel, o contratante destina 20% das vendas à loja para cobrir as despesas gerais do negócio (como taxas de cartões, embalagens de presente, consultoria de vendas aos clientes…).
O diferencial da Cada Qual para outras lojas do gênero está no incentivo à produção artesanal. Cada marca interessada em expor é pré-avaliada, priorizando aquelas que realmente produzem seus produtos e tenham viés verdadeiramente criativo.
Esta curadoria favorece a exposição de produtos nacionais e exclusivos, bem como evita ‘concorrentes’ com oferta de produtos similares a preços díspares.
A loja conta ainda com uma programação cultural constante permitindo aos expositores utilizarem gratuitamente o espaço para a realização de atividades artísticas que possam atrair ainda mais atenção de potenciais consumidores/clientes.
Cada marca pode propor a realização de desfiles, exposições, shows, vernissages, bazares e outros eventos sem custos adicionais.
Os expositores têm também seus produtos divulgados nas redes sociais da loja e em ações de rua planejadas pela equipe de marketing da Cada Qual.
A equipe de vendedores recebe treinamento constante para atender cada cliente de forma personalizada, podendo sugerir e incentivar o consumo através da exposição dos produtos e breve explicação da essência de cada marca.
:: Saiba mais sobre a Cada Qual ::
Site: www.cadaqual.org/
Facebook: www.facebook.com/cadaqual
Instagram: @cadaqual