Crédito: Salão do Autmóvel
Além de poder conhecer carros dos sonhos e lançamentos de 32 marcas expositoras, o visitantes do Salão do Automóvel podem se divertir com games e simuladores. Um dos espaços mais disputados é o estande da Ford, que oferece cabines de simulação do jogo Grand Turismo Sport com o carro Mustang GT. Já a Toyota oferece o Five Drive Simulator, que emula em forma de videogame o projeto da montadora de atravessar cinco continentes com o objetivo de desenvolver carros apropriados para todo tipo de terreno. No mesmo estande, é possível desafiar-se no Hybrid Test, simulador de economia de combustível, além da simulação Crash Test, de realidade virtual.
A Nissan possibilita aos fãs de automóvel experimentar o futurista VGT 2020 da marca através do game Grand Turismo 6, que roda em um PlayStation 4 (a exemplo da Ford), além do jogo de pênaltis Penalty Kicks, com captura de movimentos.
Para quem ainda não tirou a carteira de motorista, ou quer afiar os conhecimentos, o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito traz ao Salão o simulador obrigatório para escolas de condutores, que avalia todos os procedimentos do motorista ao ligar o carro e iniciar percurso a partir de um estacionamento. A Petrobrás e a Caixa Econômica Federal têm instaladas em seus estandes o Motion Sphere StockCar, simulador em forma de globo e interior inspirado no Camaro, que dá ao usuário a sensação completa de força de gravidade e terreno que o game percorre, como cascalho, terra, entre outros.