Crédito: Eliandro Figueira SCS/PMI- Arquivo
O Hospital Dia terá exames e palestras sobre câncer de próstata
A Secretaria de Saúde realiza na sexta-feira, dia 18, das 8h às 12, no Hospital Dia atividades e palestras para atender a população masculina no mês “Novembro Azul”, que é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O Hospital Dia oferecerá palestras, triagem para exames do toque retal com médicos urologistas e esclarecimento das dúvidas dos interessados.
Segundo o diretor clínico do Hospital Dia Marcelo Pinelli, todos os homens que quiserem podem passar por exame de toque retal e caso haja alteração, o paciente terá pedido para exames necessários como o PSA (sangue) que faz o diagnóstico laboratorial da doença.
No dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. O objetivo da Saúde é despertar e conscientizar o homem Indaiatubano para a importância da realização de exames periódicos e que a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina.
Confira a programação
às 8h – abertura com médico Marcelo Pinelli
às 8h30 – palestra com médico urologista Gustavo Bordenalli
às 9h – Alimentação saudável com m [médico Roney Pagotto
às 10h – Coffee Break
às 10h30 – Câncer de Próstata – com médico oncologista Fabricio Colli Badino
às 11h – DST/Aids com a enfermeira Pamela Tolbadini dos Santos
Solicitação de PSA- Livre demanda
às 12h – Encerramento
Próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês),