Crédito: Damn Geeky
A transformação da indústria de automóveis em indústria de mobilidade já é realidade, e as montadoras utilizam o Salão do Automóvel para mostrar projetos e novos produtos que, se já não estão no mercado, devem de uma forma ou outra chegar em breve aos consumidores. Um dos exemplos é o dispositivo UNI-CUB β, da Honda. Espécie de “banquinho” dotado de uma roda omnidirecional, o aparelho leva o condutor a partir do balanço natural do corpo, permitindo inclusive desvios de rota laterais e diagonais. O “banquinho com rodas” ainda é um protótipo.
Já a Peugeot exibe uma solução mais pragmática. Os primeiros compradores da nova SUV 3008, que será comercializada no país em 2017, ganharão o patinete elétrico e-Kick, aparelho com autonomia para 12 quilômetros e velocidade máxima de 25 km/h. O patinete pode ser recarregado através de entrada de energia presenta no porta-malas do carro. De acordo com a montadora, o e-Kick é ideal para completar percursos entre estacionamentos e prédios.
A alemã Audi trouxe para o pavilhão a sonda Lunar quattro, parte do programa Google Lunar XPrize. A Audi foi responsável pelo desenvolvimento de componentes leves, tração integral e tecnologia de condução pilotada.