O Mis  realiza nesse mês a Maratona Infantil
Crédito: MIS
Edição de março acontece no dia 26, domingo, com entrada gratuita. Além de muitas atividades como oficinas de yoga, de confecção de carimbos, brincadeiras, intervenções circenses e espetáculos, o evento abrigará apresentações da peça “Mamulengo”, com a Cia. BuZum! e “De Mentira”, com a Cia. Singular
No domingo, 26 de março, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a Maratona Infantil, um dia inteiro de programação gratuita e muita diversão para toda a família e amigos com muitas atividades que acontecem na área externa do Museu.
A Maratona Infantil contará com a presença da Cia. Ruído Rosa que fará uma contação de histórias baseada no clássico “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Julio Verne; e da Cia. Singular, que vai encenar a peça “De Mentira”, bordão usado pelos palhaços Fonso e Tuto que promovem uma verdadeira disputa pra ver quem consegue desvendar os segredos das habilidades um do outro. O espetáculo em dupla é repleto de mágicas, truques malabarísticos, animações e efeitos especiais.
Outro destaque é a parceria entre o MIS e o BuZum!, que marca presença nesta edição com a última apresentação do seu mais recente espetáculo:Mamulengo. A peça explora o universo da cultura popular brasileira, mais precisamente a cultura popular de Pernambuco, feito totalmente com bonecos mamulengos, criados e confeccionados por mamulengueiros de Glória do Goitá/PE.
Joana, uma esperta garota que adora o carnaval, parte rumo a uma aventura para salvar seu amigo João, que caiu num poço. Com a ajuda de um papagaio falante, Joana passa por blocos de Caboclinho, Maracatu, Bumba meu boi e frevo. O espetáculo acontece em diversos horários, sempre dentro do ônibus doBuZum!, na área externa do Museu.
A programação também conta com intervenções circenses e tecnológicas como as feitas pela ilusionista Lucas Gurbanov além de um super cenário no qual as crianças poderão ser retratadas tal qual Silvio Santos: em cima de um palco, cercado de barras de ouro e debaixo de uma chuva de dinheiro. Duas oficinas serão realizadas durante o evento. São elas: Oficina Zen Kids – Yoga e Meditação com coordenação de Adriana Hitomi e que apresenta os princípios da Yoga e meditação às crianças; e a oficina de carimbos, com grupo Parampara, na qual os participantes aprenderão sobre a técnica da xilogravura utilizando o isopor como base para “entalhar”.
O MIS criou um espaço fixo de Troca de Figurinhas, para que as crianças (e adultos) possam compartilhar suas coleções e trocar suas figurinhas repetidas, dos mais variados álbuns. Além disso, em cada edição da Maratona há distribuição gratuita de um álbum diferente. A atividade acontece na área externa, das 10h às 16h.
Completando o passeio, uma feirinha gastronômica estará disponível durante todo o dia aos visitantes: Mini Gulaz (doces); Pipocas Juquinha; e Fly chips (batatas no palito).
Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil de março:
10h às 16h – Ponto para doação de brinquedos e troca de figurinhas – Área externa
10h às 16h – Ateliê de Criatividade | Com Núcleo Educativo do MIS – Sala Educativo térreo
11h, 13h, 14h e 15h – Estande Audiovisual | Com Fá# Realizações Artísticas – Sala de Interfaces
10h às 16h – Intervenções Circenses | Com Cuíca e Batatinha – Área externa
10h30, 11h30, 12h , 14h, 14h30, 15h30 e 16h30 – Mamulengo – Teatro de bonecos | Com BuZum! – ônibus Área externa*
10h, 12h e 15h – Jogos e Brincadeiras com Trupe da Mini Mini – Área externa
11h, 13h e 15h – 1 Mundo em 80 dias | Contação de histórias Com a Cia Ruído Rosa – Auditório 2º andar*
11h, 12h, 14h e 15h – Oficina Zen Kids – Yoga e Meditação – Foyer 2º andar*
12h e 16h – Espetáculo De mentira | Com a Cia Singular – Auditório térreo*
11h, 12h, 13h e 15h – Oficina de carimbos | Com grupo Parampara – Foyer térreo*
11h, 13h e 15h – Intervenções Mágicas – Área externa
*Retirada de ingresso com 1h de antecedência