Crédito: Netfarma

Um dos itens que não podem faltar no dia a dia, sob o risco de ficarmos com as axilas e roupas mal cheirosas e até incomodarmos os outros, especialmente nos dias mais quentes, é o desodorante. Atualmente, este produto, quase sempre, exibe no rótulo que se trata de um “antitranspirante”. Mas, afinal, como funciona essa proteção? E o velho desodorante simples, não existe mais?
“Para começar, é importante lembrar que transpirar é normal e necessário. É assim que regulamos e equilibramos a temperatura do nosso organismo. E como é composto por 95% de água e 5% de eletrólitos, o suor não tem odor. O mau cheiro acontece em razão das bactérias existentes na pele, que decompõem algumas substâncias do suor”, esclarece a dermatologista Maria Paula Del Nero,consultora da megafarmácia Netfarma.
Enquanto o velho desodorante sem fator “antitranspiração”, como o próprio nome diz, elimina o odor, o produto com fator antitranspirante bloqueia a transpiração. Mas eles são cada vez mais incomuns. Hoje a maioria dos desodorantes à venda também é antitranspirante.
Algumas pessoas suam mais do que outras. A reação depende de alguns fatores, como genética, resultado do metabolismo de cada de um, clima (no calor, transpiramos mais), quantidade de gordura no corpo (ela funciona como um isolante térmico) e até da alimentação – alguns alimentos estimulam o suor, como pimenta, café, chá, entre outros.
Na hora de escolher o produto mais adequado ao seu estilo de vida, deve-se levar em conta alguns detalhes. Segundo a especialista, pessoas que transpiram muito devem usar o antitranspirante antes dos exercícios ou nos dias mais quentes. “Além de reduzir a transpiração, eles também possuem propriedades desodorantes. Com ação dupla, esse tipo de produto ainda inibe a ação das bactérias que causam o odor desagradável”, informa a médica.
Para quem não costuma transpirar tanto, o desodorante simples, aplicado na região das axilas, é suficiente para evitar o mau cheiro, já que a fragrância tem o poder de retardar esse efeito. Este produto também reduz a quantidade de bactérias no local.
Outra dúvida é saber o melhor tipo de desodorante. Em geral, as pessoas se adaptam aos que consideram mais práticos ou compatíveis com seus gostos e necessidades. “Tem quem goste de fragrâncias, outros preferem sem. A versão em creme costuma hidratar a pele, então é recomendada para quem tem o hábito de raspar os pelos da axila. Já o roll on pode ser contaminado por bactérias ou fungos que vivem sobre a pele, e o spray pode causar ardência caso haja alguma irritação preexistente. E há quem não se adapte ao aerossol, que em alguns casos, pode resultar em irritações”, exemplica a Dra. Maria Paula.

A especialista ainda acresenta que nos casos de odor forte e hiperidrose (transpiração excessiva), é preferível procurar um dermatologista, para a realização de tratamentos específicos. “O mau-cheiro exacerbado pode ser um sinal de bactérias e nestes casos, é preciso utilizar um antibiótico tópico. Já para quem apresenta muito suor, uma solução é a aplicação da toxina botulinica no consultório”, orienta.
Enfim, as escolhas e necessidades em relação a esse item fundamental da rotina de higiene pessoal vão da preferência e condição de cada um. Algumas versões são mais práticas do que outras mas, no geral, os desodorantes ou antistranspirantes são uma verdadeira “mão na roda” em nosso dia a dia.
Sobre a Netfarma – A Netfarma é uma farmácia próxima, confiável, transparente, prática e conectada que oferece todos os produtos de saúde, beleza, higiene e perfumaria, inclusive medicamentos, cosméticos e suplementos, para atender às necessidades dos clientes de qualquer lugar do Brasil. Através do site Netfarma.com.br ou do call center (11) 4619-8800, você encontra produtos para saúde e beleza de forma simples, rápida, fácil e segura. O serviço da Compra Automática permite a assinatura dos produtos de uso frequente, sem ter que repetir o processo de compra todos os meses. A Netfarma prioriza o cuidado e discrição com o pedido, que chega protegido na #netbox. A empresa conta com o selo Diamante da Ebit e com o selo RA 1000 do ReclameAqui, concedidos às empresas que demonstram comprometimento com a satisfação do consumidor e que têm excelentes índices de atendimento ao cliente.